Missão: Conservação da principal espécie de papagaio alvo do tráfico de animais.
O projeto gera informações sobre a biologia e ecologia dos papagaios, que podem auxiliar na tomada de decisão sobre a conservação da espécie e dos ambientes onde vivem. Além desse objetivo, o PROJETO PAPAGAIO-VERDADEIRO quer chamar a atenção para outro importante aspecto: a criação de papagaios como animais de estimação no Brasil encontra-se profundamente enraizado à cultura popular. O problema é que a retirada desses animais da natureza, sem nenhum critério e a alteração do ambiente onde vivem, pode contribuir para a extinção da espécie.
O PROJETO PAPAGAIO-VERDADEIRO possui duas linhas de atuação:
1) pesquisa científica: com ações que visam identificar a situação da espécie na natureza, tais como características dos ninhos, áreas de reprodução, crescimento dos filhotes, acompanhamento de filhotes após deixarem os ninhos, monitoramento dos filhotes de papagaios soltos e contagem em dormitórios para estimar a população;
2) educação ambiental: com ações de divulgação do projeto junto aos moradores e turistas das áreas onde o projeto é desenvolvido, objetivando estimular a reflexão, discussão e reavaliação de posturas frente à questão ambiental, a fim de fomentar ações compatíveis com a conservação da espécie e seu ambiente.
O projeto é desenvolvido em Mato Grosso do Sul, incluindo os biomas Pantanal e Cerrado. Atualmente é executado pela ONG Fundação Neotropica do Brasil em cinco fazendas do Pantanal Sul: Refúgio Ecológico Caiman, Refúgio da Ilha – Ecologia, Fazenda Novo Horizonte, Fazenda San Francisco, Fazenda Santo Antonio, Fazenda Baiazinha e Fazenda São José. Conta com o fundamental patrocínio do Parque das Aves - Foz Tropicana, Refúgio Ecológico Caiman, Instituto Arara Azul e Parrots International.
A retirada de um grande número de filhotes papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) na natureza para abastecer o comércio ilegal de animais de estimação se deve, principalmente, a sua fama de ser o “melhor falador”, por isso inclusive recebe o nome de “papagaio-verdadeiro”. Seu pequeno tamanho, coloração vistosa e, principalmente, sua habilidade para aprender a imitar a fala humana tornam essa espécie de papagaio alvo de capturas ilegais na natureza. O problema é que criar um papagaio retirado da natureza, além de ilegal, pode contribuir para a extinção da espécie.
Motivos que podem levar a espécie a extinção:
- A retirada de ovos e filhotes de papagaio-verdadeiro para abastecer o comércio ilegal de animais de estimação;
- A destruição dos ninhos no momento da captura;
- A perda de ambientes naturais utilizados para alimentação e reprodução por desmatamento e queimada de ambientes naturais da espécie.
- A pressão sobre as populações naturais de papagaio-verdadeiro acontece todos os anos e em toda a sua área de distribuição natural.
Como as pessoas podem ajudar a proteger os papagaios?
Você pode ajudar para a continuidade do PROJETO PAPAGAIO-VERDADEIRO através de doações de recursos financeiros ou materiais ou equipamentos.
Você pode adquirir os seguintes produtos do projeto:
- Aliança Anilha
- Camiseta do Projeto
- Baby Look do Projeto
Outra forma importante é denunciar o tráfico de animais silvestres e outros crimes ambientais pela Linha Verde do IBAMA – 0800618080. A ligação é gratuita de qualquer lugar do Brasil.
Para conhecer mais:
Blog: http://blueparrot.wildlifedirect.org/
E-mail: glaucia@fundacaonetropica.org.br