Ecoloja® & Ano Internacional das Florestas. 27/fev/2011
No Ano Internacional da Floresta a Ecoloja® estará promovendo várias ações relacionadas com a preservação de nossas matas, sempre que vocês encontrarem a imagem do Curupira Ecoloja® saberão que alguma ação nesse sentido estará sendo realizada.
Inicialmente estaremos realizando a doação de sementes de espécies de árvores nativas para que os clientes possam realizar a germinação e conseqüente plantio da árvore. O intuito é estimular o conhecimento pela reprodução vegetal, conhecer os processos de germinação e crescimento, criando assim um vínculo de respeito com a Natureza. Em nosso site estará disponível informações sobre os cuidados para com a semente, cuidados com a muda e período e local certo para o plantio, além das informações sobre a espécie arbórea doada.
Indiretamente pretendemos com essa ação mobilizar a sociedade civil para participarem de projetos de restauração florestal contribuindo na restauração de Áreas de Preservação Permantes (APPs), no controle dos processos erosivos e de assoreamento dos corpos d'água e, na formação de corredores biológicos entre os diferentes fragmentos de remanescentes florestais.
A restauração de qualquer área florestal recupera a integridade ecológica do ecossistema, incluindo um nível mínimo de biodiversidade e de variabilidade na estrutura e funcionamento dos processos ecológicos dessa área. Mesmos as áreas particulares e pequenas apresentam seus valores ecológicos, ambientais e sociais. Atualmente há diversos Projetos e ONGs que auxiliam na recuperação de uma área fornecendo incentivos para a criação de APPs em áreas particulares com o objetivo da restauração florestal, contemplando:
- Conservação da biodiversidade regional;
- Proteção dos Recursos Hídricos;
- Conectividade de fragmentos florestais;
- Proximidade de Unidades de Conservação.
Mesmo que as mudas geradas não sejam plantadas em áreas verdes o resultado do plantio em meio urbano proporcionam grandes benefícios, como:
- sombreamento;
- seqüestro de CO2;
- ornamentação;
- melhoria do clima, reduzindo a temperatura ;
- fornecimento de abrigo e alimento a fauna;
- amenização da poluição sonora;
- prevenção contra inundações, pois retém água das chuvas nas copas e auxiliam sua infiltração no solo.
As sementes doadas serão adquiridas com o IPEF ( Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais) da ESALQ/USP. As primeiras sementes a serem doadas é da espécie Posoqueira latifólia, Laranja de Macaco, espécie nativa da Mata Atlântica, bioma que só nos restam 8% de sua área original.