2012 - Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos.
Mais de 1,4 bilhão de pessoas, em todo o mundo, não têm acesso à eletricidade e, por isso, possuem péssimas condições de vida. 28/dez/2011
Desde 1957, a ONU, Organização das Nações Unidas, determina temas internacionais para cada ano com o objetivo de alertar para as urgências comuns ao redor do mundo e incentivar campanhas de solidariedade e cooperação. Para o ano de 2012, a Assembleia Geral da ONU determinou, de acordo com a Resolução 64 e 65, respectivamente, o Ano Internacional das Cooperativas e o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos. Conheça um pouco sobre os temas que estarão em pauta no próximo ano.
O principal motivo para a escolha desse ano internacional é a realidade mundial, em que muitas pessoas dependem da biomassa tradicional e do carvão para cozinhar, além do um bilhão e meio de pessoas vivendo sem eletricidade. O objetivo fundamental é expandir o acesso à energia limpa a preços acessíveis, já que a produção e distribuição de energia influenciam diretamente na erradicação da pobreza, além de indiscutivelmente colaborar com o meio ambiente, garantindo, assim, qualidade de vida a todos.
Assim como consta no texto oficial da ONU, as principais metas a serem iniciadas em 2012 e cumpridas até 2030 são:
• assegurar que todos tenham acesso a serviços modernos e mais sustentáveis de energia;
• reduzir em 40% a intensidade energética global;
• aumentar em 30% o uso de energias renováveis em todo o mundo.
Para saber um pouco mais: Ano Internacional 2012.
Apoie e divulgue a energia sustentável com a camiseta da Ecoloja!