segunda espécie mais ameaçada do planeta, vive em águas brasileiras. 14/ago/2012
A Baleia Franca pode atingir até 17 metros de comprimento, normalmente as fêmeas são maiores. Com cerca de 9 anos a fêmeas tem seu primeiro filhote após 12 meses de gestação, entre junho á dezembro, nascendo com aproximadamente 5 metros de comprimento.
A perda de habitats é reconhecida como uma das grandes ameaça as espécies de cetáceos, sendo seu grande inimigo o impacto ambiental. Principalmente quando o ambiente em questão está relacionado com sua reprodução. Pois a grande maioria das espécies é migratória e escolhem locais específicos para se reproduzirem. No caso da Baleia Franca, terminando o verão na região das Ilhas Geórgias do Sul, as baleias migram para o litoral do Brasil para se reproduzirem, permanecendo no inverno e primavera.
A presença das baleias nas praias atrai inúmeras pessoas. Muita gente se aglomera na areia da praia e em pedras do costão para tentar uma foto. O número de animais avistado no litoral de Santa Catarina este ano é considerado recorde. De acordo com os dados do Projeto Baleia Franca, até o final de julho foram observados 103 animais, sendo que 32 deles eram filhotes.
Whalewatching é o turismo de observação de Baleias, o qual pode ser praticado com facilidade no litoral de Florianópolis/SC. Normalmente são avistados mães e filhotes próximos à costa. Entre em contato com o Projeto Baleia Franca e aproveite a temporada de 2012!
Boa sorte as Baleias!