Alimentando aves.
Passarinhos podem ficar "bêbados" ao se alimentarem de frutas muito maduras. 06/nov/2012.
Podemos observar o que aconteceu com os melros na Inglaterra e tomar como exemplo para evitarmos problemas com as aves que gostamos tanto.
É comum e adoramos divulgar o quanto nossos quintais ou sacadas ficam mais vivas ao colocarmos frutas para os pássaros. No entanto, devemos tomar alguns cuidados:
- colocar a quantidade de fruta suficiente para ser consumida apenas no período do dia que estamos disponibilizando. Ou seja, apenas para o período da manhã ou da tarde;
- não colocar uma grande quantidade de fruta, para que fique exposta ao longo do dia ou até de um dia para o outro;
- lavar o recipiente, comedouro, sempre após o uso;
- disponibilizar frutas maduras e integras;
- sobras de frutas, frutas passadas e estragadas devem ser evitadas.
Esses cuidados evitam transtornos que podemos ocasionar aos pássaros que se alimentam das frutas que oferecemos como o que aconteceu na Inglaterra. Onde numa ocorreu uma mortandade de melros-pretos que se alimentaram de frutos fermentados. Segundo o artigo publicado na revista “Veterinary Record”, as aves podem ter sofrido fraturas ao cair das árvores ou colidir umas com as outras por causa da embriaguez, o que levou à morte de parte delas.
Fenômeno similar já havia sido observado com outras espécies de pássaro, como o tordo-ruivo, e também com outros animais, como orangotangos, que acabam intoxicados após comer frutas maduras demais e apresentam sintomas de embriaguez.
Em nosso site você poderá encontrar um variedade de comedouros para aves, do tipo suspenso ou para mesas.