Transforme garrafas pets em harmoniosos canteiros verticais.
A garrafa PET estão presentes no nosso dia a dia, sendo o principal substituto do vidro. O plástico em termos econômico é mais rentável para as indústrias e facilita o transporte, mas se tornou um vilão para o meio ambiente gerando um forte impacto ambiental com sua poluição e degradação. O plástico pode demorar mais de 400 anos para se degradar, sendo responsáveis por grande volume nos lixões e aterros sanitários, e pela contaminação do solo e dos oceanos. Com o intuito de diminuir esse impacto busca-se constantemente alternativas para sua reutilização.
Uma boa maneira de se reciclar as garrafas PET é destina-las a reciclagem para produção do fio de poliéster, que são transformados em tecidos de bolsas ou malhas de camisetas, como as comercializadas pela Ecoloja®. Mas, também podem ser reutilizadas transformando-as em recipientes para o cultivo de pequenas plantas como temperos, hortaliças e ervas medicinais. A ideia é aproveitar esse material tão farto na nossa sociedade e criar espaços como hortas e vasos de plantas em casas, apartamentos ou mesmo no escritório.
A Ecoloja® fez um canteiro de ervas como dica expondo na entrada da loja para que todos possam ver e se interessar em reproduzir um canteiro simples. Veja a nossa sugestão e inspire-se para criar um charmoso espaço verde na sua casa ou trabalho.
Como fazer:
O projeto consiste em utilizar garrafas pet e dispô-las ao longo da parede formando um conjunto esteticamente harmônico. As garrafas são fixadas fazendo-se dois furos no fundo e na parte superior para que se possa passar a corda ou cabo de aço, também é necessário um furo no fundo da garrafa para a água escoar. Para fixar as garrafas de modo que elas não escorreguem na corda é necessário fazer nós no fio, usar clips ou arruelas como esta mostrando nas foto abaixo.