Como a garrafa Pet pode ser transformada em camiseta.
ECOloja: tecnologia e proteção ao meio ambiente.
Para entender o processo de fabricação as camisetas, basta compreender que o polietileno das garrafas pets é um material termoplástico, o que significa que pode ser reaproveitado diversas vezes pelo mesmo ou por outro processo de transformação. Quando são aquecidos, esses plásticos amolecem, fundem e podem ser novamente moldados.
Confira as fases do processo:
1ª- As garrafas Pets depois de usadas são recolhidas pelos catadores, lavadas e separadas por cores. Nesta fase são retiradas as tampas e os rótulos das embalagens, que passam por um processo de secagem. Então, o pet é moido e reduzido a pequenos pedaços;
2ª- É feita uma fusão à temperatura de 300°C, além de uma filtragem e retirada de impureza. Depois da transformação em fibras, repete-se o processo, e o material é passado por um equipamento que o transforma em filamentos. O resultado é uma fibra cerca de 20% mais fina que a do algodão;
3ª- As fibras obtidas a partir da garrafa Pet são transformadas em fios de poliéster;
4ª- É então produzida a malha, combinando-se 50% de poliéster reciclado, 50% de algodão, o que resulta numa malha ecológica de grande qualidade.
Um grande benefício da reciclagem é a geração de inúmeros empregos. Esse papel social auxilia a renda de milhares de famílias ao redor do país, continuando um ciclo que só traz benefícios a todos os envolvidos. Além de contribuir com o meio ambiente e a responsabilidade social, fatores que só vem confirmar a necessidade de todos separarem o lixo para reciclagem.
Conheça a coleção completa de camiseta adulto, babylook e camiseta infantil da Ecoloja.