A Falsa-cebola-do-mar, da espécie Ornithogalum caudatum, é uma planta com um bulbo aparente, escultural e lindas folhas longas e ligeiramente recurvadas. Originária da África do Sul.
Descrição da Planta
A falsa-cebola-do-mar é uma bulbosa bastante curiosa e é muito parecida com uma cebola. Ela perde as folhas durante a estação seca.
Seu bulbo é grande, liso, opaco, pálido, de cor verde-maçã, fica acima do solo e atinge até 10 cm de diâmetro. Quando estiver grande, inicia a produção de bulbilhos em seus lados.
As folhas são largas, laminares, recurvadas, semi-suculentas e podem crescer muito em condições ideais, alcançando até 40 (100) cm de comprimento.
As inflorescências são longas com 70-90 cm de altura, e compostas por numerosas (de 50 a 100) flores pequenas, de cor branca a esverdeada. Normalmente floresce no verão.
É uma planta fácil de cultivar, muito rústica e adaptável. Prefere locais com um pouco de sol direto, de meia sombra ou com iluminação difusa, mas não resiste se colocada em local quente, ensolarado e seco. Basta utilizar um solo rico em matéria orgânica e drenável. As plantas são deixadas a secar ligeiramente entre regas.
Se as plantas ficarem muito tempo sem regar, elas entram em dormência. Durante os meses de inverno ou de seca, as plantas ficam dormentes e podem ser removidas do solo para serem armazenadas ou deixadas na terra, sem regas até a primavera.
Plantar na superfície do solo, cobrindo apenas as raízes e uma pequena porção inferior do bulbo. Regar moderadamente.
Pode ser plantada em vasos ou diretamente no jardim, destinado unicamente ao cultivo ornamental.
Informações adicionais
Nome botânico: Ornithogalum caudatum
Nome popular: Falsa-cebola-do-mar, Cebola-grávida
Clima: Subtropical, Tropical
Luminosidade: Meia Sombra, Luz Filtrada
Altura da planta: 45 a 60 cm
Espaçamento: 22 a 30 cm entre plantas
Cor das flores: Branco, Verde
Cor da folhagem: Verde
Época de plantio: Primavera, Verão, Ano todo em clima quente
Época de floração: Verão
Características: Ornamental, podendo ser plantada em vasos. Plantar na superfície do solo, cobrindo apenas as raízes e uma pequena porção inferior do bulbo.