Brasil, 
18 de outubro de 2024
Sorteados

Confira os ganhadores,
cadastre-se e
concorra a prêmios!
Indique este site para um amigo
Seu e-mail:

E-mail do seu amigo:

Ecobanner 1
A A
Ipê-Verde

O Pouco conhecido Ipê-Verde

       Ipê-verde, Caroba-brava, Carobinha-verde, Fava-de-aranha, Ipê-de-flor-verde, Ipê-Mirim entre outros, são os nomes populares da Cybistax antisyphilica. Árvore nativa que ocorre da região amazônica até o Rio Grande do Sul principalmente em florestas menos úmidas, de transições para o cerrado e no próprio cerrado.

       É uma árvore de médio porte, com 6 a 20 metros de altura. Em geral com tronco tortuoso e de casca grossa, característica de árvore do cerrado. 

 
       As flores são verdes, difíceis de se distinguir entre as folhas, mas muito bonitas. O fruto é uma vagem bipartida de 25cm, preta quando madura, casca grossa com ranhuras, que se abre liberando sementes aladas em forma de coração.
 
       Pelo fato do ipê-verde não perder as folhas durante sua florada e apresentar flores com coloração semelhante as folhas, sua florada frequentemente passa despercebida. Mas a florada tem uma duração é mais longa, podendo permanecer por 20 dias. Florescem no decorrer do ano, com maior intensidade entre dezembro e março.
 
 
 
 
       É usada em paisagismo urbano e na recuperação de áreas degradadas. 
 
 
       O recomendado é plantar o ipê-verde em parques, jardins, praças, avenidas e ruas e, principalmente, em ruas estreitas. Por ser de porte médio, é uma ótima planta para o paisagismo, inclusive, para a arborização de ruas estreitas.  Utilizada em jardim sustentável por atrair aves que se alimentam das suas flores.
 
       Possui uma germinação fácil, com desenvolvimento lento. Para plantar use uma recipiente pequeno preencha com o substrato orgânico e coloque uma semente. Bem na superfície, com um pouquinho w substrato por cima cobrindo-a. Regue de uma a duas vezes por dia com pouca quantidade de água por vez.
 
       Entre 5 e 12 dias ocorre a germinação. Quando atingirem 5-6cm pode passar para um recipiente um pouco maior, tipo um vasinho. O desenvolvimento das mudas é lento, ficando prontas para plantio no campo em 5-6 meses.
 
 
       Ao plantar o ipê lembre-se de que seu habitat favorito é onde tenha muito calor e sol. Para manter a planta sempre bonita e saudável é preciso regá-la com certa frequência, porém se atente para não exagerar nas doses de água.
Newsletter
Digite seu e-mail: